segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia 04/06/2012
 Hoje a professora falou da prova que haverá no dia 12/06/2012 sobre o livro ''Idade Média contada aos meus filhos'' e algumas atividades debatidas e feitas em sala de aula.
1) Resistencia dos indígenas e escravidão (pag.52 a 68), ler fazer resumo de cada paragrafo e fazer um ''dicionario'' com as palavras desconhecidas.

 E Eu fiz :)



Resistência dos Indígenas à escravidão
*Livro página 52 a 68
*Atividade: Fichamento de leitura (de acordo com o modelo)
*Data da entrega: Dia 11/06
*Digitado com a padronização de trabalhos escritos.
*Conter: 1)Título 2)Vocabulário 3) Ideia principal


A resistência dos Indígenas-Ideias principais (pág 52)
Parágrafo1: Os portugueses quando chegaram à América, juntaram todos os índios de diversas culturas e suas diversidades, ao longo do tempo isso contribuiu para a perda de suas identidades e a extinção de sua cultura.
Parágrafo 2: Pero Vaz de Caminha registrou em algumas cartas como era fácil conquistar os indígenas para explorarem as riquezas das terras, os europeus tanto fizeram que converteram os indígenas a católicos abandonado sua cultura.
Parágrafo 3: Segundo Tomé de Souza aviam várias brigas entre os europeus e os indígenas, e os europeus aproveitavam essas brigas para ‘’negociarem’’ prisioneiros em troca de mercadorias européias.
Parágrafo 4: Os europeus mesmo com interpretes conseguiram negociar poucos indígenas.
Parágrafo 5: Alguns povos indígenas se juntaram aos portugueses na captura de povos inimigos, os que resistiram foram escravizados, massacrados outros se juntaram às missões jesuíticas.
Parágrafo 6: Mandei algumas pessoas para as terras do Brasil para que tornassem as pessoas daí católicas, as pessoas que mandei para o Brasil, quero que sejam bem tratadas a todos que forrem de paz e os que não forem castigados deve ser.
                
    A confederação dos Tamoios-Ideias principais (pág55)

 Parágrafo 1: Com o casamento do português João Ramalho com a filha de Tibiriçá, chefe dos guaianás formou- se uma aliança entre os colonos e os portugueses, e os guaianases contra outras nações indígenas.
Parágrafo 2: Em 155 os tupinambás de São Vicente  foram atacados pelos colonos portugueses em busca de trabalhadores para a lavoura, após o revide,contra os portugueses  aldeia atacada uniu-se aos tupinambás da Guanabara,Angra dos Reis,Ubatuba,e os goitacases, juntos chamando de ‘’Confederação dos Tamoios.
Parágrafo 3: Em 155 os franceses ignorando o Tratado de Tordesilhas, foram à baía de Guanabara para explorar o pau-brasil e conseguir um espaço para protestantes, para praticar livremente a sua religião, ganhou um forte nome França Antártica (França Austral).
Parágrafo 4: Logo os tupinambás se uniram contra os portugueses, e os portugueses se uniram aos temiminós.
Parágrafo 5: O jesuíta José de Anchieta, tentando conseguir a paz foi mantido como refém, e outro padre, Manuel da Nóbrega levava a proposta dos índios aos portugueses.
Parágrafo 6: A luta da Confederação dos Tamoios durou até 1567, quando caiu a última aldeia-Uruçumirim (atual Morro da Glória no Rio de Janeiro)
Parágrafo 7: Três séculos após a conquistada a emancipação política de Portugal, o país estava à procura de sua identidade cultural.
Parágrafo 8: Gonçalves Magalhães, o introdutor do Romantismo no Brasil escreveu em 1856 um poema intitulado ‘’Confederação dos Tamoios’’.
              O romantismo (pág 55) 
Parágrafo1: O romantismo é o movimento literário que inicia uma nova época na História da Arte e da Literatura, ainda hoje os seus princípios são desejos de liberdade, individualismo, a democracia, o nacionalismo entre outros.
Parágrafo 2: A Revolução Industrial inglesa (1760-1840) permite o desenvolvimento da classe burguesa e a assenta as bases do liberalismo, a Revolução Francesa (1789) divulga os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade, a Independência dos Estados Unidos (1776) é responsável pela Declaração de Independência.
Parágrafo 3: O Índio representou na literatura brasileira aquilo que o cavaleiro Medieval representou na literatura européia.
Parágrafo 4: A música, literatura e a pintura brasileira entre outros, expressão as principais características do romantismo valorizam-se e mantendo a sua identidade cultural.
Parágrafo 5: Em 1° de abril de 1667 foi assinada a 1° lei no Brasil reconhecendo os direitos dois índios à terra mais a lei não adiantou muita coisa  pois no Amazonas a escravidão indígena continuou existindo até 1888 apesar da escravidão africana ter sido abolida em 1884.
Parágrafo 6: As diversas revoltas indígenas no decorrer do século XVII na Amazônia, no século XIX. Em Minas Gerais e Goiás, revelam que continuavam a existir resistências às  tentativas de escravidão.

    A confederação dos Cariri (pág57)
Parágrafo 1: A resistência dos quilombos e dos indígenas à ocupação de terras, juntando-se ao Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Bahia se juntaram e formaram a Confederação dos Cariri, os portugueses intitularam ‘’Guerras dos Bárbaros’’ , os colonos que para eles não se enquadrava no quadro ‘’civilizados’’.
Parágrafo 2: A conquista do sertão das capitanias do norte do Brasil era muito importante para os colonos, pois, significava mais terras e títulos para a Igreja, novas fronteiras para a catequese.
Parágrafo 3: A expansão para o sertão encontrou várias dificuldades quando os indígenas passaram a atacar vilas, engenhos e fazendas dos moradores da região e os conflitos não acabam por ai em 1670 a1715 um grande número de índios resolveu atacar os moradores da região do rio Açu esse segundo movimento deu se o nome de ‘’Guerra do Açu’’
Parágrafo 4: Muitas expedições foram mandadas para conter os nativos, os resultados demoraram a chegar um acordo só foi feito em 1692 mais foi quebrado anos depois em 1715.

     Guerra Justa (pág 58)
Parágrafo1: No século XVII, não podendo dispor da mão de obra escrava dos indígenas, os colonos resolveram organizar uma guerra chamada ‘’Guerra das Bandeiras’’, para atacar as aldeias e capturar os índios.
Parágrafo 2: Os trabalhadores dispersos pelos campos foram levados, massacrados os velhos e crianças foram igualmente massacrados pelo caminho.
Parágrafo 3: Em 20 de março de 1570 foi assinada uma lei que proibia o cativeiro dos índios a lei só funcionava se fossem tomados em justa guerra, eram consideradas ‘’justas ‘’ as guerras.
Parágrafo 4: Em 1639, 4000 os guaranis invadiram os Caarupá-Guaçu, derrotando os paulistas, os bandeirantes e os paulistas escravizaram 300mil guaranis desde início do séc. XVII

           Mercantilismo (pág 63)
Parágrafo 1: A partir dos relatos dos viajantes e dos nativos com ao quais se encontraram, percebemos a interação de explorar as riquezas de cada região. Com o domínio das terras americanas e a colonização, essa exploração começou a tomar outros contornos, como vimos nos textos deste capitulo.
Parágrafo 2: No continente americano, a busca por metais preciosos era muito grande, foi uma das práticas marcantes do século XVI e é conhecida como o metalismo, acumular metais preciosos era um meio para se obter riquezas, terras títulos de nobreza.
Parágrafo 3: Os estados europeus  procuravam obter riquezas por meio de um balança comercial favorável , ou seja, vendendo mais do que comprando , uma forma de conseguir isso foi cobrar altos impostos o que desencorajava as importações  e aumentava o rendimento das exportações .Outra prática foi o incentivo  às manufaturas de antigos luxo, como no caso da França.
Parágrafo 4: Medidas que marcam as mudanças nas relações econômicas, políticas e sociais praticamente do Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII ganhou ao final desse período o nome de mercantilismo. O feudalismo, aqui também é preciso cuidado com as generalizações, pois há uma grande variedade de situações entre o início e o fim dessas práticas.

   Quem produz quem? (pág63)
Parágrafo1: Deveriam fornecer produtos inexistentes ou de baixa produtividade na Europa, como, por exemplo, no caso do Brasil e Portugal, cana- de- açúcar e madeiras nobres, em especial o pau-brasil.
Parágrafo 2: A Base que possibilitou a Portugal acumular enormes lucros durante o período colonial (século XVI a XIX) foi, no caso brasileiro, o exclusivo comercial e a forma de organização da produção agrícola.


    A revolta de Tupac Amaru(pág64)
Parágrafo 1: Ao contrário dos portugueses os espanhóis encontraram metais preciosos já nos primeiros anos de ocupação das terras americanas.
Parágrafo 2: Assim a região andina aconteceu inúmeras revoltas, devido aos abusos cometidos pelas autoridades locais com o excesso de impostos e abusos.
Parágrafo 3: Em 1780 e1783, ocorreu uma revolta liderada inicialmente por Tupac AmaruII que protestava as injustiças  das autoridades e reclamava pra si mesmo o título Inca.
Parágrafo 4: As revoltas inicialmente não se dirigiam a Coroa espanhola mais sim os que burlavam as leis.
 Parágrafo 5: Os indígenas se juntaram aos brancos descendentes, negros e zambos (mestiços de negro e índios).
Parágrafo 6: Com todos os acontecimentos os revoltosos passaram a pregar a separação da metrópole espanhola, em janeiro de 1781 os revoltosos sitiaram Cuzco.
Parágrafo 7: A revolta se estendeu por mais dois anos até que o último familiar de Tupac Amaru II fosse morto, a revolta sofreu algumas modificações.
Parágrafo 8: A revolta teve repercussão em toda a América espanhola, mas com características diferentes e resultados pouco positivos frente às reivindicações apresentadas em cada localidade.



    A organização da América espanhola (pág 65)
Parágrafo 1: No capítulo anterior vimos à chegada dos europeus á América e o estranhamento surgido com os nativos.
Parágrafo 2: Depois da administração inicial, portugueses e espanhóis se organizavam de formas diferentes par explorar as novas terras.
Parágrafo 3: Os colonizadores buscaram sobrepor às estruturas coloniais sobre estruturas indígenas já existentes e levando em conta a cultura.
Parágrafo 4: Começou a reposição das estruturas, os indígenas do sexo masculino deviam realizar um trabalho compulsório durante algum tempo.
Parágrafo 5: A coroa espanhola ordenou que as comunidades passassem a pagar tributos em forma de alimentos, tecidos, metais preciosos, artesanato em vez de prestação de serviços.
Parágrafo 6: Na América espanhola, com exceção da região do Caribe e do Vice-Reinado  de Nova Granada  a escravidão de africanos dói menor do que nas colônias portuguesas.

      Outros tempos e lugares (pág68)

Parágrafo1: Há registros antigos que contam que povos e épocas da História da humanidade, assumindo formas diferentes conforme a dinâmica social.
Parágrafo 2: Os babilônios e os povos da Mesopotâmia conquistados pelos persas, a escravidão consta no Código de Hamrábi. (do parágrafo 2 ao cinco de acordo com o texto, pulei os código).
Parágrafo 3: Há registros de escravidão entre os hebreus, povos que chegaram á atual região de Israel entre os séculos XIV e XIIIa.c.
Parágrafo 4: O escravo hebreu deve servir seis anos, quando acabar o escravo é libertado.
Parágrafo 5: Se o escravo se casar após a compra e sua mulher der a luz a um filho ou filha tanto a mulher quanto os filhos pertenceram ao senhor.
Parágrafo 6: Se o escravo não quiser deixar sua mulher e seus filhos o escravo tende a ira ao senhor, o senhor furará a sua orelha para que então o escravo se torne servidor eterno ao senhor.
Parágrafo 7: Os escravos e escravas provirão das outras nações ou serão comprados dos filhos dos forasteiros  que peregrinam  em sua terra.
Parágrafo 8: Eles passaram como herança para seus filhos servindo sua família perpetuamente, mas não devem ser tratados como escravos.
Parágrafo 9: Quando um estrangeiro ou peregrino que vive contigo enriquecer, e teu irmão empobrecido tentar se vender a ele, ou alguém de sua família, você ou outro irmão ou tio, deverá resgatá-lo. A menos que ele faça sozinho.
               Os hebreus (pág68)

Parágrafo 1: No segundo milênio a.C, os hebreus haviam se estabelecido na região de Ur, Mesopotâmia. Organizados  em clãs ou tributos, viviam do pastoreio , dirigidos pelos homens mais velhos , chamados de triarcas.Segundo a Bíblia,Deus teria ordenado a Abraão um dos patriarcas que conduzisse seu povo em busca da ‘’Terra Prometida’’chamada Canaã ou Palestina . No século XII, os hebreus haviam conseguido dominar toda a palestina.

Vocabulário das palavras desconhecidas

Cronista: cronista é uma espécie de colibri que beija um assunto aqui, outro ali.
Regimento: Conjunto de normas que regem o funcionamento de uma instituição.
Cativos:............................................
Captor: Aquele que captura, apreende ou arresta.
Emancipação: Tornar-se independente ,livrar-se do poder paternal ou de tutela.
Pavimentaram: Calçamento de rua ou estrada.
Asfalto é um tipo de pavimentação. Paralelepípedos é outro.
Quilombolas: Os quilombolas são parte importante da cultura brasileira.
Pejorativamente: Pejorativo é aquilo que define algo com conotação negativa.
Dispor;...............................
Recalcitrantes; O mesmo que inflexível, endurecido.
Cômputo; Cálculo que permite determinar o tempo para usos eclesiásticos.
Sitiaram; Submetido a sítio, assédio, cerco.
Compulsórias; Que compele; obrigatório: mandato compulsório.
Repartos;.................................
Sobrepor; Pôr em cima ou por cima; superpor.
Vitais;......................................
Coletividade; Natureza do que é coletivo: a coletividade é a essência da sociedade.
Provirão;..................................
Peregrino; ser que peregrina, de bondade ou beleza rara, 
excelente, raro, extraordinário, excepcional.

Fontes:
Livro de História do 8° ano do Colégio Salesiano

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